quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dicas de uso consciente da água #06: Fotossíntese com um balde!





Encha um balde com água;
Coloque os vasos em volta;
Corte tiras de tecido de algodão;
Enterre uma das extremidades na terra;
A outra extremidade no balde (até o fundo);
Depois cubra pra evitar dengue.

Fonte: Edilson Vieira

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Exemplos de reuso da água #01

Moradora de Cordeirópolis, Lourdes Hardt explica de forma simples como reaproveitar água na lavagem de hortaliças


Dicas de uso consciente da água #05: Reuso da água da maquina de lavar

Uma ideia simples, mas muito poderosa é usar a mangueira da saída de água da maquina de lavar roupas em um tambor, assim a água que é jogada pela máquina pode ser utilizada novamente para lavagens de quintais e carros.

Dicas de uso consciente da água #04: Minicisterna, uma boa jogada!

Fonte: Sempre Sustentável

Dicas de uso consciente da água #03: Uma garrafa, uma mangueira e um balde

Não vem chovendo muito, mas quando chove, pode-se aproveitar a água da chuva que vem das calhas.
Para recolher a água que vem do telhado, podem-se usar garrafas PET cortadas. Use-a como funil: colocando-a na parte mais larga recebendo a água da calha e a parte mais fina para ligar em uma mangueira.

Assim, a água da chuva é coletada direto da calha e pode ser armazenadas em baldes, latões, caixas d'água... Podendo ser usada para reuso na lavagem de carros, quintais ou na descarga.


Dicas de uso consciente da água #02: Aplicativo "Nossa Água", útil e divertido

Lançado pela Febraban e pelo Instituto Akatu, o ‘’Nossa Água’’ é o primeiro de uma série de aplicativos para orientar as pessoas sobre o consumo consciente da água. De grande utilidade nesses tempos de seca, o app oferece calculadora do tempo de banho, dicas para gastar pouca água e jogo sobre vazamentos.

Como é a ferramenta.
O aplicativo, simples de usar, tem:

. Dicas sobre economia de água
. Calculadora de Banho, que contabiliza em litros o consumo de água conforme o tempo no chuveiro e ainda mostra um ranking do gasto em relação ao banho anterior. S
e uma pessoa demora 40 minutos no chuveiro o seu gasto médio pode chegar a 200 litros, enquanto que um banho de 18 minutos gasta 50 litros de água. O app ainda elogia aqueles que economizam e adverte quando o consumo é maior.

. Jogo ‘’O Encanador’’, em que o usuário deve emendar vazamentos nos canos até que todas as extremidades estejam ligadas para a água fluir livremente pela tubulação. Em cada fase do jogo o participante recebe uma dica de economia e pode optar por ler mais sobre o assunto e compartilhar nas redes sociais. 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Dicas de uso consciente da água #01: Arejador, a escolha certa para sua torneira

Elas misturam ar com a água, causando uma sensação de maior volume, mas utilizando menos água. Quanto maior a pressão, maior a economia. Existem arejadores vendidos separadamente e arejador embutido nas torneiras. Os modelos vendidos separados são bem fáceis de instalar, geralmente só precisando rosquear. Claro que na hora da compra você tem que saber as medidas e modelo da sua torneira, para comprar um arejador adequado