quinta-feira, 10 de setembro de 2015


O que fazer com o óleo de cozinha usado?
Jogar o produto pelo ralo polui e pode danificar os encanamentos. Descubra o jeito ideal para se livrar desse resíduo

Depois do preparo das refeições sobrou uma quantidade considerável de óleo na panela. O que fazer com este produto após seu uso? Muitos o jogam no ralo da pia, no vaso sanitário ou no lixo e se livram das sobras de forma prática e rápida.
Esta atitude, porém, pode trazer danos irreparáveis ao meio ambiente. Ao descer pelo ralo, o óleo vai para a rede de esgoto e pode entupir as tubulações e contaminar a água. Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água.
A reciclagem do produto é uma saída sustentável para o problema. Existem diversas finalidades para o óleo de cozinha usado: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.
Escolha a melhor opção para você e minimize os impactos negativos causados ao planeta!

– Armazene e leve a um posto de coleta
Coloque a sobra da fritura em uma garrafa PET limpa e entregue em um posto de coleta para que seja reciclado corretamente. Pesquise e conheça os locais próximos da sua casa.
– Incentive o descarte correto
Conscientize seus vizinhos e colegas de trabalho sobre o descarte correto do óleo de cozinha. A arrecadação feita em escolas e empresas é muito importante, pois dá um fim adequado a um grande número de sobras.
Fonte: Envolverde Jornalismo & Sustentabilidade